
Tem problema colocar o bebê na piscina?
Não tem nenhum problema colocar o bebê na piscina, mas é necessário que tome alguns cuidados para não ocasionar nenhum problema. A partir dos 3 a 4 meses de idade já pode esta brincando com ele na piscina, porém alguns pediatras recomendam que seja a partir dos 6 meses de idade, poque diminui o risco de infecção.
Para que a criança se acostume com a piscina, tem que ir colocando ele aos poucos, jogando água sobre ele e de preferência que a piscina não esteja muito cheia de pessoas.
É indicado o uso de protetor solar acima dos 60 e o uso de chapéu e jamais deixar ele sozinho. Então é indicado ficar com pessoas de responsabilidade e que seja preparada para acompanhar o bebê.
Dicas impostantes:
-
Respeitar os horários de pico do sol, ou seja, não levar o bebe entre as 10 e às 15 horas.
-
O tempo máximo de permanência indicado pela pediatra é de 30 minutos.
-
De preferência evite piscinas publicas, além da grande quantidade de cloro que pode ressecar a pele do bebe, o risco de contaminação é grande, considerando que se o bebe tiver menos de 1 ano ele ainda não tem todas as defesas como um adulto tem.
-
Use fraldas próprias para piscina (logo mais postarei os testes com essa fralda)…as comuns ficam pesadas e atrapalham a brincadeira.
-
Para que o bebe não se assuste com a água o ideal é fazer brincadeiras no banho, deixa-lo de barriga para baixo para nadar na banheira.
-
Brinque com o bebe na piscina: Mostre ao bebê como bater as mãozinhas e os pés na água. Jogue um brinquedo a alguma distância e faça a criança “nadar” até ele, carregando-a.
-
uando o bebê já sentar, coloque-o sentado na borda da piscina, com você dentro da água, e cante uma musiquinha, como “O sapo não lava o pé”. Ao fim da música (no “chulé”, por exemplo), “mergulhe-o” na água e faça festa.
-
E por fim, divirta-se, não exija demais no primeiro dia, e espere o tempo de cada bebe para se acostumar com a água!